quarta-feira, 2 de abril de 2008

Nossa História

Podemos dizer que a história do NTE São Luiz Gonzaga começa no dia 04 de Março de 2002 quando foi designada a professora Maria Elizabete Ames Pereira para trabalhar no NTE da 32ª CRE. A designação da professora deu-se pelo fato da mesma estar fazendo o Curso de Especialização em Informática Educativa na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) em Santo Ângelo, curso este iniciado em 2001.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor João Aloísio Braun foi escolhida para sediar o NTE, pois estava com a infra-estrutura pronta e também pela impossibilidade de ser contruída uma infra-estrutura própria para o NTE devido à falta de recursos da Coordenadoria. A infra-estrutura existente na escola havia sido construída para receber os computadores do ProInfo sendo que, até aquele momento, estes não haviam chegado.

No dia 25 de Março de 2002, parte da instalação dos micros do NTE foi efetuada por um técnico da PROCERGS.

Um mês depois, mais especificamente no início de Maio de 2002, os computadores da Escola João Aloísio Braun, vindo do projeto ProInfo, chegaram. Devido a isso o espaço ocupado pelo NTE teve de ser devolvido. Os computadores do NTE foram então encaixotados para ser feita a instalação dos micros vindos do ProInfo para a escola. Começou-se então, a procura de um outro espaço para instalar o NTE.

No dia 13 de Agosto de 2002 foi realizada a mudança do NTE para o Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe, num ambiente com toda a infra-estrutura necessária, construída para receber os computadores do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicação (FUST), mas que até aquele momento não haviam chegado.

A inauguração do NTE ocorreu no dia 31 de Agosto de 2002, com a presença da então Coordenadora Regional de Educação, Eni Araújo Malgarim, do Diretor do Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe, Derli Pacífico de Oliveira, juntamente com a Caravana da Cidadania que estava presente na cidade para a inauguração de várias dependências, bem como a presença de diversas pessoas da comunidade escolar e comunidade em geral.

Apesar da inauguração, o NTE só teve sua efetivação em Novembro de 2002, pois faltava a parte técnica fazer as instalações dos softwares, linhas telefônicas e demais materiais de que necessitava para funcionar.

Para a implementação do NTE contou-se com a participação do governo do Estado e da União que disponibilizou as máquinas, da SE/CATE no que diz respeito à parte pedagógica e a colaboração da PROCERGS com a parte das instalações técnicas, bem como da 32ª CRE que esteve sempre presente dando seu apoio nas negociações necessárias para a implantação do NTE.

O ambiente informatizado do NTE, ocupava um espaço de 60,5m² com bancada para 30 computadores da marca Itautec. Inicialmente apenas 15 máquinas estavam rodando o sistema operacional Windows® Milleniun com software freeware (gratuito) OpenOfficie.org e servidor rodando Windows 2000 Server. Outro servidor emprestado da PROCERGS para instalar o link, rodando neste, o sistema operacional GNU/Linux com o software liberdade, hub e um roteador. Possuía duas linhas telefônicas, sendo uma dedicada para o link de 64K, conseguido numa parceria com a Brasil Telecon, para acesso à internet, inaugurado no dia 21 de Outubro de 2002. O ambiente possuía também um quadro magnético e cadeiras rotativas, estas pertencentes à escola e cedidas ao NTE. A assistência técnica ficava por conta de uma pessoa transferida do NTE Missões – Santo Ângelo.

O NTE começou sua primeira capacitação, chamada Capacitação em Projeto Aprendizagem (PA), no dia 06 de Novembro e contou com a inscrição de 11 professores. Esses professores freqüentaram o NTE conforme disponibilidade de horário e iniciaram a construção de seus projetos com bastante interesse e motivação. Entre os projetos desenvolvidos estão: Gravidez na Adolescência, Descobrindo São Luiz, Orientação Educacional, Equoterapia e Relações Humanas. Nessas capacitações os professores avançaram em seus trabalhos, mas nenhum deles foi concluído, pois entraram em férias, ficando combinado que retornariam os trabalhos no próximo ano letivo.

Vale aqui ressaltar que as capacitações, inicialmente, foram oferecidas apenas para os professores da escola onde estava instalado o NTE (Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe). Um dos motivos foi que estava ocorrendo ainda a formação das multiplicadoras e, outro, que estava no final do ano.

Quanto à parte pedagógica ocorre um equívoco nesse processo. Os professores multiplicadores estão sendo capacitados em um ambiente com sistema operacional Windows com programas do Office. Para as capacitações no ambiente do NTE é utilizado o sistema operacional Linux e programas do Star Office/OpenOffice. Com isso os professores ao trabalharem nas máquinas sentem um pouco de dificuldade pois possuem conhecimento apenas dos aplicativos do Office.

No final do ano de 2007, foi solicitada pelo Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe a sala onde funcionava o NTE.

Em 08 de fevereiro de 2008, o NTE mudou-se para uma sala na 32ª CRE. Atualmente, o NTE possui 25 computadores, 15 com sistema operacional Windows e 10 com sistema operacional Linux. Trabalham no NTE os professores: Joanirse de Lurdes da Rosa Ortiz (Coordenadora), Nara Regina Teixeira da Silva e Itamar Baptista Chagas (Multiplicadores).